A criação do Rock Clube se deu como boa parte dos projetos de sucesso – sem que nada tivesse sido planejado.
Niel Martins, um roqueiro nascido nos anos 60, amante do Progressivo, mas também fascinado por Beatles, Hendrix e Led Zeppelin, tomou a decisão de criar uma webradio por um motivo bem singular – não aguentava mais carregar tantos CDs no carro!
Em dezembro de 2013, surgiu a rádio Sábado Som, uma alusão ao primeiro programa de clipes de rock da TV brasileira, que estreou em 73. Além dos já citados, a rádio mesclava nomes tão distintos quanto Emerson, Lake & Palmer e Deep Purple, Renaissance e Slade, Camel e The Who, Focus e The Clash, Rolling Stones e Tangerine Dream, além de Gentle Giant, Triumvirat, Jethro Tull e, claro, claro, claro… Pink Floyd.
Um dia, ao dar carona para um amigo, o mesmo perguntou que rádio era aquela, já que nunca tinha ouvido nada parecido. A notícia se espalhou e, logo, Niel teve que criar um site, pois, como não havia locução, os amigos queriam saber os nomes das músicas e quem as tocava. O que ele não esperava é que a rádio virasse uma febre na internet. A página de recados logo começou a receber mensagens de pessoas que curtiam o mesmo tipo de música e, órfãos do FM, buscaram na nuvem algo que lhes agradasse. Assim, o que era apenas para suprir uma necessidade – livrar-se dos CDs –, tornou-se um hobby e, na sequência, uma atividade diária.
Paralelamente à radio Sábado Som, entre 2013 e 2014 a Radio Transamérica transmitia o único programa Rock no ar nas grandes rádios, o Rock Clube, que tinha na sua formação Junior Brasil, Sergio Pitta e Tico Santa Cruz. O programa era semanal, com uma hora de duração, promoção e um bate papo engraçado e inteligente.
Com o final do programa Rock Clube na Transamérica, Niel convidou Junior Brasil, antigo companheiro de rádio da década de 90, para a web rádio e a Sábado Som passou a se chamar Rock Clube. Uma rádio diária e programação com rock de verdade.